Branda científica de São Bento do Cando – Parque Nacional Peneda-Gerês

Em 29 de julho de 2022, o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e o Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa deram mais um contributo para a melhoria da rede de infraestruturas de apoio à investigação em Portugal.

O CEG/IGOT-ULisboa estiveram presentes e formalizaram em São Bento do Cando, Arcos de Valdevez, o apoio ao projeto “Branda Científica de São Bento do Canto, Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG)”. As Brandas são aldeamentos que as populações locais usavam durante a transumância do gado para os pastos em altitude no verão. Encontram-se hoje em dia em risco devido, entre outras causas, ao abandono agrícola e declínio demográfico.

O projeto instalará uma estação de investigação na Branda de São Bento do Cando, onde restam os seus últimos dez habitantes. A estação terá uma zona dormitório para estudantes de doutoramento e investigadores, uma zona de laboratórios direcionada à socio-ecologia, um auditório e uma residência artística. Tudo isto reutilizando e remodelando infraestruturas existentes.

Cientificamente, a estação permitirá investigação interdisciplinar de suporte ao green deal e à estratégia europeia “restauro da biodiversidade e ecossistemas na Europa e a gestão sustentável dos recursos naturais” no domínio dos territórios montanhas, que são verdadeiras sentinelas para alterações socio-ecológicas e climáticas. Afetará positivamente a qualidade da investigação efetuada e integrará Portugal na rede de países europeus com infraestruturas dedicadas à investigação em territórios de montanha. Localmente, a Branda Científica irá ser o pilar de uma nova agenda de investigação e desenvolvimento de âmbito internacional sobre a região do PNPG e da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés contribuindo para a coesão territorial e diversificação socioeconómica.

A assinatura do Protocolo foi organizada pelo Presidente da Câmara dos Arcos de Valdevez, João Esteves, numa cerimónia apadrinhada pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, pela Ministra da Ciência e Tecnologia, Elvira Fortunato, Secretária de Estado para o Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, CCDRN e o Bispo de Viana do Castelo. O protocolo estabelece a colaboração para a utilização da estação de investigação entre Associação Biopolis (CIBIO-inbio, Universidade do Porto), IGOT-ULisboa, Instituto Politécnico de Bragança, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade de Santiago de Compostela, Universidade de Vigo. O CEG/IGOT-ULisboa esteve representado pelo investigador António Monteiro.