Mestrado em Ensino de Geografia

O Mestrado em Ensino de Geografia resulta de uma parceria entre o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, beneficiando de uma longa experiência destas duas instituições na formação de professores. Este é um mestrado profissionalizante, exigido a todos os que pretendam ser professores de Geografia no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Constitui, ainda, uma mais-valia para os que desenvolvem a atividade docente em escolas profissionais ou outras.

O Mestrado em Ensino da Geografia visa proporcionar a formação de qualidade em Ensino de Geografia através da frequência de unidades curriculares da área educacional geral, área da docência, iniciação à prática profissional e na área científica específica. Pretende-se proporcionar aos formandos o conhecimento científico, as técnicas e os métodos pedagógico-didáticos de base, bem como a formação pessoal e social adequadas ao exercício da função, o que se concretiza através de:

• Uma formação sólida, quer na sua área de especialidade e de didática, quer de área educacional geral;
  • Vivência de experiências relevantes de iniciação à prática profissional docente, articuladas com a área educacional geral e didática;
  • Uma reflexão crítica sobre as experiências escolares, de forma a contribuir para a formação de profissionais responsáveis, autónomos e eticamente exigentes;
  • Adoção de metodologias e técnicas de investigação educacional adequados.

Aulas lecionadas em português.

Coordenação do curso: Prof. Sérgio Claudino
Coordenação do 2.º ciclo: Prof.ª Margarida Queirós