Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Modelação Territorial aplicados ao Ordenamento

Estrutura do Curso

O grau de mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Modelação Territorial aplicados ao Ordenamento é conferido a quem obtiver 120 créditos e uma duração de quatro semestres, e compreende:

1. A aprovação no curso de especialização (1.º e 2.º semestres) em Sistemas de Informação Geográfica e Modelação Territorial aplicados ao Ordenamento (60 créditos), denominado curso de mestrado;
  2. A frequência e aprovação no Seminário de Orientação ou do Estágio Profissional (12 créditos);
  3. A elaboração e discussão pública de uma Dissertação (48 créditos) de natureza científica, original e especialmente realizada para este fim, ou de um Relatório de Estágio (48 créditos).

Plano de estudos

Áreas científicas: Sistemas de Informação Geográfica (SIG), Modelação e Análise Espacial (MAE), Aquisição e Gestão de Informação Geográfica (AGIG) e opções não condicionadas a priori (Opcional).

Nome Área Científica Semestre ECTS

Geomarketing
Perigosidade, Vulnerabilidade e Riscos no Território
WebSIG

Elenco de unidades optativas para o ano letivo 2023/2024. As unidades curriculares optativas são definidas anualmente pelos órgão legal e estatutariamente competente do IGOT.

Nome Área Científica Semestre ECTS
Seminário de Orientação ou Estágio Profissional SIG 1.º Semestre 12
Dissertação ou Relatório de Estágio SIG Anual 48

Nota: Os estudantes deverão escolher a opção “Seminário de Orientação” caso optem por realizar a "Dissertação" e a opção “Estágio Profissional” caso optem por realizar o “Relatório de Estágio".