Mestrado em Turismo e Comunicação

O Mestrado em Turismo e Comunicação é um programa conjunto do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) e conta com a colaboração da Escola Superior de Comunicação Social.

O turismo é hoje um dos pilares mais relevantes da economia mundial e nacional e uma atividade com crescente valor social e com diversos impactes no território. O Mestrado em Turismo e Comunicação é um curso de 2.º ciclo único no país, focado nos vários aspetos da comunicação em turismo. Oferece uma formação multidisciplinar que tem em vista desenvolver conhecimentos sobre o funcionamento do turismo enquanto setor de atividades relacionadas com as viagens e a visitação, compreender criticamente as suas relações com os territórios, as sociedades, as culturas e várias formas de discurso, e ao mesmo tempo explorar e aperfeiçoar as habilidades de comunicação relacionadas com produtos turísticos e destinos.

O curso tem os seguintes objetivos específicos:

• Compreender, de forma holística, os aspetos estruturais do turismo e o seu funcionamento como sistema;
  • Conhecer novos modelos e processos de negócio e tendências emergentes do lado da procura;
  • Identificar recursos turísticos;
  • Discutir criticamente os impactos do turismo nos ecossistemas, na ocupação do espaço e nas culturas;
  • Analisar criticamente imagens e discursos sobre destinos e as suas culturas;
  • Aplicar as teorias do marketing turístico;
  • Aplicar técnicas de comunicação em turismo;
  • Apresentar e interpretar património em contexto turístico;
  • Desenvolver, de forma autónoma e reflexiva, pesquisas e propostas de intervenção nestes domínios.

Aulas lecionadas em português e inglês.

Coordenação do curso:
Prof. Eduardo Brito Henriques (Coordenador) | IGOT-ULisboa