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Mestrado em Turismo e Comunicação

Competências Profissionais

O Mestrado em Turismo e Comunicação destina-se principalmente a licenciados e profissionais de turismo, jornalismo, ciências sociais, humanidades e estudos culturais, e geografia.

Pretende-se que, no final do ciclo de estudos, os estudantes estejam habilitados a discutir criticamente os discursos turísticos e que saibam delinear e implementar formas eficazes de comunicar sobre destinos e produtos em concordância com os valores do turismo sustentável. Para tal, os estudantes serão especialmente estimulados a:

  • Compreender, de forma holística, os aspetos estruturais do turismo e o seu funcionamento como sistema;
  • Conhecer novos modelos e processos de negócio e tendências emergentes do lado da procura;
  • Identificar recursos turísticos;
  • Discutir criticamente os impactos do turismo nos ecossistemas, na ocupação do espaço e nas culturas;
  • Analisar criticamente imagens e discursos sobre destinos e as suas culturas;
  • Aplicar as teorias do marketing turístico;
  • Aplicar técnicas de comunicação em turismo;
  • Apresentar e interpretar património em contexto turístico;
  • Desenvolver, de forma autónoma e reflexiva, pesquisas e propostas de intervenção nestes domínios.

O Mestrado em Turismo e Comunicação proporciona diversas saídas profissionais ligadas ao turismo, quer em entidades privadas (como empresas e instituições da área do turismo, incluindo ensino), quer públicas (como administração local e instituições de ensino e investigação).

As escolas envolvidas no Mestrado possuem um conjunto de protocolos de cooperação com diversas entidades públicas e privadas, que oferecem estágios profissionais.