Em 2022, assinalou-se a X edição das Jornadas dos Professores de Geografia, que decorreram entre os dias 8 e 10 de setembro. Esta edição da formação, organizada mais uma vez pelo prof. Sérgio Claudino, contou com 113 participantes.

Nos dias 8 e 9 de setembro, as conferências foram asseguradas pelos professores e investigadores Pedro Santos, Eduardo Brito-Henriques, Luis Moreno, Alina Esteves, Teresa Cabrita, Francisco Roque de Oliveira, Pedro Guimarães e António Lopes, com abordagens que contemplaram temáticas tão diversas como as alterações climáticas e os desafios que colocam ao conjunto das atividades humanas, as novas tendências urbanísticas e comerciais ou os fenómenos de desglobalização/reglobalização.

Foram ainda distinguidos com um diploma e homenageados os 26 professores que participaram nas I Jornadas e, agora, nas X Jornadas – que mereceram o epíteto de os “26 Magníficos”. Por outro lado, foi feita uma retrospetiva fotográfica das Jornadas, desde 2013.

No sábado, dia 10 de setembro, as Jornadas compreenderem uma visita aos portos fluviais do Tejo, orientada pelo professor Jorge Gaspar, figura incontornável da Geografia portuguesa, como a colaboração do professor Mário Vale e do professor José Manuel Simões. O papel marcante do Tejo na organização do espaço agrário a partir de Lisboa e a similitude com o modelo de von Thünen estiveram em evidência. É sempre uma redescoberta extraordinária, também para aqueles que tiveram o privilégio de, enquanto seus alunos, terem já realizado esta visita.

O IGOT-ULisboa cumpre assim, mais uma vez, a sua missão de contribuir para a formação contínua e atualização científica, na área da Geografia, dos professores portugueses.

Sobre as Jornadas dos Professores de Geografia

Em 2010, foi constituído o Centro de Formação de Professores de Geografia do IGOT e, a partir de 2013, foram iniciadas as Jornadas IGOT dos Professores de Geografia, curso de formação creditado oficialmente. Com as mesmas, o IGOT-ULisboa cumpre a sua missão de apoiar a atualização científica dos professores da disciplina, muitos dos quais seus antigos alunos. As Jornadas compreendem, habitualmente, conferências de investigadores do CEG e do IGOT-ULisboa de diferentes áreas da ciência geográfica, numa pluralidade de abordagens muito enriquecedora, e uma visita de estudo.