O Centro de Estudos Geográficos (CEG) é a unidade de investigação e desenvolvimento do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT). Com uma forte participação dos docentes do IGOT, o CEG tem uma equipa de 190 investigadores, dos quais 87 doutorados, afirmando-se como a principal unidade de investigação geográfica em Portugal com grande projeção internacional.

A excelência da investigação desenvolvida, teórica e aplicada, nos domínios do ambiente, sociedade e território, ordenamento e gestão do território, urbanismo e tecnologias de informação geográfica, tem sido reiteradamente reconhecida pelos painéis de avaliação internacionais.

Envolvido em inúmeras redes e parcerias internacionais e nacionais para a investigação e formação pós-graduada, em estreita colaboração com o IGOT, o CEG contribui ativamente para o reforço do sistema científico e tecnológico nacional nos domínios do território e ambiente.
Os estudantes do IGOT beneficiam da experiência, conhecimento e recursos do Centro de Estudos Geográficos e, frequentemente, colaboram e integram projetos de investigação ou realizam os seus trabalhos de mestrado e doutoramento sobre temas de investigação desenvolvidos no CEG.

Saiba mais sobre o CEG em: www.ceg.ulisboa.pt