Realizou-se no dia 29 de maio de 2019 uma sentida homenagem à Prof.ª Catarina Ramos, falecida a 25 de abril de 2018.

A sessão de homenagem, realizada no Auditório Orlando Ribeiro no IGOT, contou com testemunhos sobre a grande generosidade, verticalidade e espírito de missão da Prof.ª Catarina Ramos. Uma das obreiras do IGOT, ao integrar a Comissão Instaladora e a 1.ª Direção do Instituto, a Prof.ª Catarina Ramos marcou várias gerações de geógrafos, não só pelo seu trabalho científico, mas também pelo seu enorme gosto e empenho no Ensino.

A homenagem contou com o lançamento e apresentação do livro “Água e Território. Um Tributo a Catarina Ramos” e, como não poderia deixar de ser, com uma homenagem de um aluno, Carlos Esperança, que, no seu primeiro álbum a solo – “The Sky Is Blues” – dedica uma canção à Prof.ª Catarina Ramos, que apresentou ao vivo na cerimónia.

No final da sessão foi apresentada uma pequena exposição que ficará patente no átrio do edifício do IGOT durante o mês de Junho de 2019.

A saudade da Prof.ª Catarina Ramos, da sua sensatez e do seu sorriso que pautaram esta homenagem fazem-nos também lembrar que, como referiram o Prof. José Manuel Simões e a Prof.ª Maria José Roxo, apesar da sua partida, a Prof.ª Catarina permanece viva nos nossos corações e na sua obra.

Fotos do evento disponíveis no FACEBOOK DO IGOT.