É com grande pesar que a Presidência do IGOT (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território) e do CEG (Centro de Estudos Geográficos) informam que a Professora Maria Catarina de Melo Ramos, Professora Associada com Agregação, do IGOT e investigadora do CEG, faleceu hoje de manhã (25 de abril de 2018).

Nesta hora de profunda consternação, prestamos homenagem a uma colega e amiga, evocando o seu contributo para a afirmação da escola geográfica da Universidade de Lisboa e do carácter inovador dos temas da sua investigação, em diferentes domínios da Geografia Física.

Maria Catarina de Melo Ramos iniciou a sua carreira como monitora em 1979, no Departamento de Geografia da FLUL, e passou por todas as categorias até Professora Associada com Agregação, no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Foi Investigadora do Centro de Estudos Geográficos desde 1983 e vogal da Direção (1986-1988). Teve um envolvimento muito empenhado na criação do IGOT, tendo sido membro da sua Comissão Instaladora (2009-2010), Subdiretora do Instituto (2010-2012) e Coordenadora do 1º ciclo de estudos (2013-17).

Catarina Ramos é autora de numerosos trabalhos científicos, incluindo livros, capítulos de livros e artigos em revistas internacionais e nacionais, nos domínios a que mais dedicou a atenção: Hidrologia e Geomorfologia Fluvial, Paleoclimatologia e Dinâmica Fluvial, Mudanças Ambientais, Risco de Cheia e Medidas de Mitigação, Ordenamento do Território.

Quem teve o privilégio de trabalhar e de aprender com Catarina Ramos guarda dela o entusiasmo, o rigor, a capacidade de transmitir conhecimento e a enorme paixão pela Geografia Física.

Não há muitos professores com a competência para ensinar que reconhecemos à Catarina Ramos. A Geografia portuguesa ficou mais pobre.

Nesta data e em nome de todos os professores, investigadores e profissionais administrativos e técnicos do IGOT e do CEG, as respetivas direções apresentam à família enlutada e amigos as suas sinceras condolências.

O corpo da Prof.ª Catarina Ramos seguirá hoje, às 17.00h, para a igreja de Linda a Velha. O funeral realiza-se amanhã, dia 26 de abril, precedido de missa às 15.00h.

As Direções do IGOT e do CEG