Workshop Clima e sustentabilidade

//Workshop Clima e sustentabilidade
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Workshop Clima e sustentabilidade // Climat et durabilité

9h // Inscrição dos participantes
9h30 // Sessão de abertura

10h – 13H30// Ilha de calor/conforto/poluição do ar nas cidades – Îlot de chaleur/confort/Pollution de l’air dans les villes

Francisco Mendonça (Universidade de Curitiba) // Pollution de l’air et durabilité à Curitiba (Brésil). Poluição do ar e sustentabilidade em Curitiba (Brasil).
Marcelo Fragoso e Raquel Fernandes (CEG/IGOT- ULisboa) // Eventos severos de bruma seca em Cabo Verde: resultados preliminares da sua caracterização bioclimática. Episodes sévères de brume sèche à Cabo Verde: résultats préliminaires et caractérisation bioclimatique.
Yves Richard (Université de Dijon) // Espaces végétalisés et Îlot de Chaleur Urbain: l’exemple de Dijon (France). Espaços vegetais e ilha de calor urbano: exemplo de Dijon (França).
Coffee break

André Nouri (Faculdade de Arquitetura, ULisboa) // Addressing thermal comfort through urban public space design.
Vincent Dubreuil (Université de Rennes) // l’Îlot de Chaleur Urbain à Rennes (France). A ilha de calor em Rennes (França).
Maria João Alcoforado, António Lopes, Arne Kunkel (CEG/IGOT- ULisboa) // Réchauffement global et îlot de chaleur urbain. Aquecimento global e ilha urbana de calor.
Arne Kunkel, António Lopes, Maria João Alcoforado (CEG/IGOT- ULisboa) // Usability of crowdsourcing air temperature in Lisbon.

13h30 – 15h00 // Pausa para almoço
15h-15h45// Climas urbanos em África – Les climats urbains en Afrique

Salem Daech (Université de Sfax) // Urbanisation et réchauffement climatique en Tunisie (Tunisie) – Urbanização e aquecimento global na Tunísia.
António Lopes (Universidade de Lisboa) // Clima urbano da Praia (Cabo Verde). Le climat urbain de Praia (Cap Vert).

15h45-17h30// Serviços climáticos/ordenamento – Services Climatiques /Aménagement du territoire
Jean-Michel Soubeiroux (Météo-France) // Les services climatiques pour la ville développés par Météo-France. Serviços climáticos para as cidades desenvolvidos por Météo-France.
Ezequiel Correia (CEG/IGOT- ULisboa) // Serviços climáticos para o ordenamento. Exemplos portugueses. Services climatiques pour l’aménagement Exemples portugais.
Sérgio Barroso (Centro de Estudos de Desenvolvimento Regional e Urbano-CEDRU) //Clima em mudança e integração de medidas de adaptação no ordenamento do território. Changement climatique et intégration de mesures d’adaptation dans le cadre de l’aménagement du territoire.
Jorge Gaspar (Professor Emérito, CEG/IGOT/ ULisboa e CEDRU) // Climat, aménagement du territoire, architecture et urbanisme – un commentaire. Clima, ordenamento do território , arquitectura e urbanismo – um comentário.

17h45 // Sessão de encerramento / Clôture

11 de Março // Sábado // Visita de estuda ao concelho de Cascais e Sintra.

Inscrições para o e-mail: zephyrus.ceg@gmail.com

*As inscrições estão limitadas ao nº de vagas na sala de conferências

Faça download do progama