VI JORNADAS IGOT DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA

//VI JORNADAS IGOT DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA
  • Este evento já decorreu.

Pelo sexto ano consecutivo, realizam-se as Jornadas IGOT dos Professores de Geografia, o maior evento especificamente de formação realizado em Portugal. A renovação de temáticas e conferencistas marcam mais esta edição.

O Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa/IGOT-UL, a maior instituição universitária portuguesa de ensino e formação, que compreende o Centro de Estudos Geográficos, assume, também por esta forma, as suas responsabilidades na formação e atualização científico-didática dos professores de Geografia.

Será pedida creditação da ação, com a duração de 25 horas, 1 crédito, ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Programa – última atualização 05-09-2018

5ª feira, 6 de setembro de 2018

Conferências-Debate

9h-9h30 – Lucinda Fonseca: Apresentação

9h30-11h30 –   Gonçalo Vieira: A Geografia física portuguesa e o estudo dos impactes das alterações climáticas nas regiões polares e de montanha.

11h30-11h45 – Intervalo

11h15-13h00 –  Sandra Oliveira: A floresta e os fogos em Portugal

13h30-14h30 – Almoço

14h30-16h30 –  Luís Mendes: Turismo e Gentrificação

16h30-16h45 – Intervalo

16h45-19h – Paulo Morgado, Nuno Costa, Eusébio Reis, Jorge Rocha: Fazer Geografia através dos SIGs

6ª feira, 7 de Setembro de 2018

Conferências Debate

9h00-11h00 – Lucinda Fonseca e Alina Esteves: Novas geografias das migrações internacionais e das migrações internas em Portugal: nativos e imigrantes em perspetiva comparada

11h00-11h15 – Intervalo

11h15-13h Herculano Cachinho: De Chicago a Los Angeles: Breves Notas Sobre as Dinâmicas da Cidade e da Teoria Urbana”

13h00-14h – Almoço

14h00-16h00 –  Ana Ramos Pereira: Geografia dos Oceanos

16h00 -16h15 – Intervalo

16h15-18h00 – Eduardo Brito Henriques: Encolhimento urbano e espaços abandonados nas cidades.

sábado, 8 de Setembro de 2017

Visita de Estudo ao Alentejo (Évora, Monsaraz, Alqueva, Aldeia da Luz)

9h00-20h00 – (intervalo para almoço de 1h)

Lucinda Fonseca, José Luis Zêzere, José Manuel Simões e Diogo Abreu

Objetivos a atingir

Promover a atualização científica em áreas em que o Centro de Estudos Geográficos desenvolve investigação de vanguarda

Debater a transposição dessa atualização científica para as práticas escolares

Mobilizar o Alentejo como espaço de pesquisa e atualização didática, também na perspetiva do desenvolvimento do trabalho de campo

Divulgar a atividade do IGOT, enquanto entidade de ensino e investigação, junto dos professores de Geografia

Promover o diálogo entre os professores do ensino universitário e do ensino básico e secundário de Geografia

Metodologias da Ação

Nas conferências-debate, os formadores farão uma intervenção inicial sobre o tema da conferência, após o que se segue um período de debate e de esclarecimento de dúvidas. Com exceção da primeira conferência (de apresentação do IGOT), o período de debate terá uma duração mínima de 30 minutos e os formadores levarão algumas questões para debate com os formandos.

O trajeto da visita de estudo será comentado pelos professores responsáveis, do ponto de vista das caraterísticas regionais e locais. A visita de estudo terá momentos de enquadramento geográfico e de discussão com os formandos das caraterísticas dos territórios observados.

Avaliação

Os formandos serão avaliados quantitativamente de 1 a 10, de acordo com a Carta Circular CCPFC – 3/2007. A Avaliação basear-se-á na assiduidade e participação nas sessões (15%) e num relatório escrito de cerca 4/5 páginas, em que realizarão uma abordagem crítica dos principais conteúdos de todas as conferências-debate e da visita de estudo ou um guião da visita de estudo para alunos do ensino básico e secundário (85%).

APOIOS

• Caixa Geral de Depósitos