//Story Maps: como criar experiências de visitação usando mapas e storytelling

Workshop organizado no âmbito da Semana CEG-Turismo 2021
Data: 29 e 30 setembro de 2021 (quarta-feira e quinta-feira)
Horário: 16h00-18h00 (29/09), 14h00-18h00 (30/09)
Coordenadores: Daniel Paiva, Liliana Carvalho
Locais: Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e Jardim Botânico da Ajuda

Objetivos
Os story maps são uma ferramenta inovadora que permite a integração de texto, vídeo e áudio em mapas com o propósito de contar histórias de um modo imersivo. Pela sua envolvência, os story maps têm-se tornado ferramentas populares para criar tours e experiências de visitação digitais e mistas em museus, jardins, parques ou em turismo urbano.

O propósito deste workshop é introduzir o Story Map como ferramenta de criação de experiências de visitação a profissionais e estudantes da área do turismo e hospitalidade. O workshop terá uma forte componente prática, incluindo uma experiência de visitação guiada por um story map que servirá como inspiração para os projetos que os participantes desenvolverão no decorrer da ação.

Dia 1 – 29 de Setembro
Jardim Botânico da Ajuda, entrada pela Calçada da Ajuda.
16h00 – 18h00: Visita ao Jardim Botânico da Ajuda para experiência de visitação com o jogo de realidade mista ‘Origenes Botanica’, desenvolvido numa parceria entre o Centro de Estudos Geográficos e o Jardim Botânico da Ajuda.

Dia 2 – 30 de Setembro
Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Sala SIG 1
14h00 – 15h00: Aula aberta | Introdução ao método de story-mapping
15h30 – 18h00: Desenvolvimento de um projeto de experiência de visitação usando o software ESRI Story Maps.

Bibliografia relevante será disponibilizada aos inscritos durante o workshop.

Público-alvo:
Profissionais da área do turismo, hospitalidade, cultura e lazer.
Estudantes do ensino superior, especialmente em cursos de turismo e hospitalidade.

Inscrições
As inscrições estão abertas entre 6 e 17 de Setembro. A inscrição deve ser realizada através deste formulário: https://forms.gle/zT5akUyUiS2d3opd7

O workshop não terá qualquer custo. Existe um limite de 15 participantes.

Este evento faz parte da Semana de Turismo CEG 2021.