/Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica
A carregar Eventos

Pelo 11º ano consecutivo, desenvolve-se em Portugal o Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”.

O Projeto “Nós Propomos!” tem por finalidade promover uma efetiva cidadania territorial local. Constitui o grande projeto nacional no âmbito da disciplina de Geografia, que mobiliza escolas de todas as regiões. Dirige-se a alunos e professores de Geografia do Ensino Secundário do 11º ano e de outros níveis e graus de ensino. Na sequência da participação nos anos anteriores, este ano encontra-se estruturado em: i) Projeto Nós Propomos! Secundário, ii) Projeto Nós Propomos! Jovens Cidadãos (2º e 3º ciclos do Ensino Básico) e iii) Projeto Nós Propomos! Pequenos Grandes Cidadãos (1º ciclo do Ensino Básico).

O Projeto Nós Propomos! encontra-se, ainda, implementado em Espanha, Brasil, Colômbia, Perú e México, estando em curso a adesão de Costa Rica, numa internacionalização iniciada em 2014.

O Projeto mobiliza o Estudo de Caso para a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução pelos alunos. Simultaneamente, pretende promover a parceria entre diferentes parceiros (universidade, escolas, poder local, associações e empresas).

Depois de uma primeira fase de sensibilização para a cidadania e para os problemas locais, os alunos identificam problemas que lhes são significativos, na área da escola e da sua residência – da recuperação de um edifício relevante no bairro à alteração do percurso de uma carreira de transportes públicos, passando pela valorização local das energias alternativas ou pela construção de um guia turístico virtual, para dar alguns exemplos. Quando possível, alunos e professores têm reuniões com responsáveis e técnicos da Câmara Municipal sobre as principais orientações e preocupações locais veiculadas, designadamente, no Plano Diretor Municipal. Com a pandemia, estes encontros têm sido realizados, frequentemente, por videoconferência.

Os alunos realizam, então, um trabalho de pesquisa sobre o problema que selecionaram e elaboram proposta(s) de resolução do mesmo, que apresentam através de um recurso multimédia. Em fevereiro de 2022, é realizada a avaliação intermédia dos projetos dos alunos, através do diálogo entre estes e uma equipa do IGOT-ULisboa.

Em 2 de maio 2022, será realiza-se o Seminário Nacional. Jovens de todas as escolas apresentam as suas propostas, sendo então distinguidos alguns projetos. Ao mesmo tempo, serão premiados os trabalhos candidatos aos concursos temáticos, opcionais (fotografia, vídeo, texto, desenho, spot publicitário e poster). A divulgação das propostas dos alunos, para além de realizada no Seminário Nacional e no site do Projeto www.nospropomos.igot.ul.pt,  é também efetuada na comunidade, frequentemente junto da autarquia.

O período de candidatura das Escolas, para 2021/22 terminou a 15 de outubro de 2021.


Escolas participantes na edição de 2021/22

Nós Propomos! Secundário

AE Amares
AE Alcochete
AE Dr. Azevedo Neves, Amadora
AE Guia, Pombal
AE Ibn Mucana, Cascais
AE João de Deus, Faro
AE Marcelino Mesquita, Cartaxo
AE Miguel Torga, Amadora
AE Nelas
AE Padrão da Légua, Matosinhos
AE Professor Armando Lucena, Malveira
AE Sá de Miranda, Braga
AE Sertã AE Sobreira, Paredes
AE Viana do Alentejo
AE Vila Real de Santo António
Colégio Atlântico, Seixal
Colégio Campo de Flores, Almada
Colégio Integrado Monte Maior, Loures
Colégio Marista de Carcavelos
Colégio Santa Doroteia
EBS Machico, Madeira
EBS Passos Manuel, Lisboa
EBS Alfredo da Silva, Barreiro
EBS Amélia Rey Colaço, Linda-a-velha
EBS Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas-Carmo, Câmara de Lobos
EBS Vilela, Paredes
EBS Rebordosa, Paredes
EBS Fernão do Pó, Bombarral
ES Almeida Garrett, Vila Nova de Gaia
ES Alves Martins, Viseu
ES Amarante
ES Caldas das Taipas, Guimarães
ES Casquilhos, Barreiro
ES Emídio Navarro, Almada
ES Frei Gonçalo Azevedo, Cascais
ES Maria Amália Vaz de Carvalho, Lisboa
ES Penafiel ES Pinheiro e Rosa, Faro
ES Raúl Proença, Caldas da Rainha
ES Severim de Faria, Évora
Escola portuguesa de Moçambique

Nós Propomos! Jovens Cidadãos

AE do Alto dos Moinhos, Terrugem, Sintra
AE de Mafra
EB Quinta Nova da Telha/AE dos Casquilhos, Barreiro
EB Padre António Lourenço Farinha/AE da Sertã
St Dominic’s International School/Cascais
AE de Guia/Pombal

Nós Propomos! Pequenos Grandes Cidadãos

AE de Artur Gonçalves, Torres Novas
Escolinha do Largo, Cascais
AE da Sertã