Nós Propomos! 2017/18

//Nós Propomos! 2017/18
  • Este evento já decorreu.

O PROJETO

REGULAMENTO

O Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa promove, pelo sétimo ano consecutivo, o Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”.

O Projeto é apoiado pelo Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação, e conta com o apoio de organizações sócio-profissionais de Geografia. A Esri Portugal, empresa de Sistemas de Informação Geográfica associada ao Projeto, oferece, a cada uma das escolas participantes, software para a realização de mapas.

O Projeto “Nós Propomos!” tem por finalidade promover uma efetiva cidadania territorial local, numa perspetiva de governança e sustentabilidade.
Constitui o grande projeto nacional no âmbito da disciplina de Geografia e mobiliza escolas do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Presentemente, o Projeto está a ser implementado no Brasil e em Espanha por diversas universidades, constituindo um importante projeto iberoamericano.

Em Portugal, dirige-se preferencialmente a alunos e professores de Geografia do Ensino Secundário do 11º ano. Mobiliza o Estudo de Caso para a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução pelos alunos. Simultaneamente, pretende promover a parceria entre universidade, escolas, autarquias, empresas e associações, com quem se estabelecem protocolos de cooperação.

Desde 2016/17, com o alargar de públicos escolares, funciona igualmente o Projeto Nós Propomos! Pequenos Grandes Cidadão, destinado a alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e com Regulamento próprio.

No começo do ano escolar, depois de uma primeira fase de sensibilização para as questões da cidadania e desafios locais, os alunos identificam, em pequenos grupos, problemas que lhes são significativos, na área da escola e da sua residência – da recuperação de um edifício abandonado à alteração do percurso de uma carreira de transportes públicos à criação de um roteiro turístico local para smartphones, para dar alguns exemplos. Por vezes, em função dos recursos financeiros e humanos disponíveis, elementos da equipa de Coordenação deslocam-se às escolas, em sessões de trabalho.

Sempre que possível, alunos e professores têm uma reunião com técnicos das câmaras municipais, sobre as principais orientações e preocupações do Plano Diretor Municipal – o que ajuda a enquadrar o problema que estão a estudar.
Os alunos realizam, então, um pequeno trabalho de pesquisa sobre o problema que selecionaram e elaboram proposta(s) de resolução do mesmo.

Tal como nos anos anteriores, existirão, em paralelo, os seguintes concursos, relacionados com os temas dos projetos de cada aluno: fotografia/trabalho de campo, fotografia/paisagem, vídeo/trabalho de campo, vídeo/paisagem, desenho, texto e canção.

Em 30 de abril de 2018, realiza-se na Universidade de Lisboa o Seminário Nacional, em que jovens das escolas participantes apresentam as suas propostas e são atribuídas distinções pela sua participação.

A divulgação destas propostas prossegue junto da comunidade, frequentemente junto da autarquia e algumas das mesmas têm sido assumidas pelas autoridades locais.

Convidam-se os colegas de Geografia, mas também de outras áreas, a participarem com os seus alunos e escolas no Projeto Nós Propomos!

REGULAMENTO