//IX Jornadas IGOT dos Professores de Geografia
  • Este evento já decorreu.

O Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa) é a maior instituição universitária portuguesa de ensino e formação em Geografia. Muitos dos professores de Geografia são seus antigos alunos. Por outro lado, o Centro de Estudos Geográficos, que integra o IGOT, é o principal centro de investigação portuguesa, com sucessivas classificações de Excelente ou de Muito Bom e, em 2021, é um dos centros cofundadores do Laboratório Associado “Terra: Laboratório para a Sustentabilidade do Uso da Terra e dos Serviços dos Ecossistemas”. O IGOT, através do seu Centro de Formação, assume, por isso, particulares responsabilidades na atualização científica e pedagógica dos professores de Geografia portugueses, mas também de áreas disciplinares afins.

Realizadas ininterruptamente desde 2013, as Jornadas IGOT dos Professores de Geografia constituem o principal curso de formação português de professores de Geografia. A pandemia trouxe as inevitáveis limitações quanto ao contacto presencial e ao trabalho de campo, mas propicia a participação, por outro lado, de docentes residentes em áreas mais distantes. As Jornadas de 2020 realizaram-se, uma vez mais, com grande interesse e participação por parte de numerosos colegas. As Jornadas continuam a constituir um espaço privilegiado de encontro e de atualização científica dos docentes da disciplina do ensino básico e secundário, no diálogo com vários dos principais investigadores portugueses de Geografia.

A Ação, de 25 horas, está acreditada com 1 crédito pelo CCPFC para o Grupo 420 (CCPFC/ACC-112549/21). Tem um limite de 200 participantes.

// OBJETIVOS A ATINGIR

Promover a atualização científica em áreas diversificadas em que investigadores em Geografia, de percursos diversos, desenvolvem investigação de vanguarda.

Debater a transposição dessa atualização científica para as práticas escolares.

Mobilizar diferentes espaços geográficos como territórios de investigação e aprendizagem

Promover o diálogo entre os professores do ensino universitário e do ensino básico e secundário de Geografia.

Divulgar a atividade do IGOT, enquanto entidade de ensino e investigação, junto dos professores de Geografia e de áreas disciplinares afins

As inscrições para as IX Jornadas encontram-se encerradas.

1º dia // 9 de setembro

// José Manuel Simões e Sérgio Claudino: Apresentação

9h30-11h30 // Ricardo Garcia – O Planeamento biofísico do território

11h45-13h30 // Patrícia Abrantes – A relação campo-cidade. O caso da região de Lisboa.

14h30 – 16h45 // Inês Boavida Portugal – Turismo e Inovação

17h-19h30 // Raimundo Quintal – Uma viagem pelo Arquipélago da Madeira

2º dia // 10 de setembro

9h00-11h // João Ferrão – Portugal, um país a várias velocidades

11h15- 13h15 // Sérgio Oliveira – Riscos, perigosidade e vulnerabilidade

14h30-16h30 // Nuno Costa – Portugal na pandemia: uma leitura geográfica

16h45 – 18h45 // Helena Esteves – Uma Geografia para o Desenvolvimento Sustentável

3º dia // 11 de setembro

9 horas-11h // Gonçalo Vieira – As regiões polares num planeta em mudança

11h15-13h30 // Lucinda Fonseca – Migrações, envelhecimento demográfico, urbanização e despovoamento das áreas rurais: Portugal no contexto europeu e mundial.

Almoço

14h30-16h30 //  Teresa Barata Salgueiro (moderadora), Arquiteto Paulo Pais (CML). Visionamento do filme “A evolução urbana da cidade de Lisboa” (CML). Síntese e debate.

16h45-19h00 // Debate “Ser professor de Geografia em Portugal. Percursos e reflexões” | Moderador: Herculano Cachinho

Com Emília Sande Lemos, Associação de Professores de Geografia; Carolina Dias, Agrupamento de Escolas de Santo António da Charneca; Helena Ramalho, Escola Secundária da Boa Nova, Leça da Palmeira; Inês Almeida, Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva/Funchal; Lino Bettencourt, Escola Básica e Secundária Armando Côrtes-Rodrigues/Escola CAFE de Manatuto-Timor; Margarida Oliveira, Agrupamento de Escolas de Mira; Sérgio Teixeira, Escola Básica e Secundária Rafael Bordalo Pinheiro/Caldas da Rainha.

Programa pdf   última atualização: 08/09/2021