Inscrições abertas para o Projeto Nós propomos 2018/19

//Inscrições abertas para o Projeto Nós propomos 2018/19

O PROJETO

O projeto, idealizado no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território pelo Prof. Doutor Sérgio Claudino, foi reconhecido internacionalmente pela originalidade, inovação e pelos resultados obtidos com o envolvimento de escolas estudantes e da comunidade local. Por este motivo o projeto encontra-se já a ser implementado em Espanha, Moçambique, Brasio, Colômbia e Perú.

PROJETO NÓS PROPOMOS!

CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA 2018/19

CANDIDATURA 2018/19

REGULAMENTO

Pelo 8º ano consecutivo, desenvolve-se em Portugal o Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”.

O Projeto “Nós Propomos!” tem por finalidade promover uma efetiva cidadania territorial local. Constitui o grande projeto nacional no âmbito da disciplina de Geografia e mobiliza escolas de todo o paísDirige-se, a alunos e professores de Geografia do Ensino Secundário, geralmente do 11º ano, mas conta também com a participação de alunos do 12º ano e de outros níveis e de cursos profissionais.

O Projeto mobiliza o Estudo de Caso para a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução pelos alunos. Simultaneamente, pretende promover a parceria entre diferentes parceiros (universidade, escolas, autarquias, empresas e associações), com quem se tenta estabelecer protocolos de cooperação.

Depois de uma primeira fase de sensibilização para as questões da cidadania e desafios locais, os alunos identificam, em pequenos grupos, problemas que lhes são significativos, na área da escola e da sua residência – da recuperação de um edifício abandonado à alteração do percurso de uma carreira de transportes públicos. Sempre que possível, alunos e professores têm uma reunião com técnicos da Câmara Municipal, que lhes transmitem as principais orientações e preocupações do Plano Diretor Municipal.

Os alunos realizam, então, um pequeno trabalho de pesquisa sobre o problema que selecionaram e elaboram proposta(s) de resolução do mesmo, que apresentam sob a foram de um power point ou de outro recurso multimédia, bem como uma breve memória descritiva.

Em 29 de abril de 2019, realiza-se no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa/IGOT, que coordena o Projeto, o Seminário Nacional, em que jovens de todas as escolas participantes apresentam as suas propostas e são atribuídas algumas distinções e certificados de participação. A divulgação destas propostas prossegue junto da comunidade, frequentemente junto da autarquia e algumas têm sido assumidas pelas autoridades locais.

O período de candidatura das Escolas, para 2018/19, decorre de 10 a 31 de julho e de 1 a 30 de setembro. A candidatura é realizada no site do IGOT, em www.igot.ulisboa.pt.

Junte-se a nós, neste desafio de uma educação geográfica para a cidadania!

Inscreva o seu Agrupamento ou escola:

REGULAMENTO