2ª CONFERÊNCIA ADVANCED SPATIAL MODELING AND ANALYSIS

/2ª CONFERÊNCIA ADVANCED SPATIAL MODELING AND ANALYSIS
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

JORNADAS MOPT | CEG-IGOT | ULisboa

Desde a nossa 1ª Conferência em Advanced Spatial Modeling Analysis, o ano passado, temos vindo a testemunhar a ocorrência de uma revolução geo-tecnológica. Empresas (mega, pequenas e médias e start-ups) colocam no topo das suas agendas estratégicas, as cidades e os cidadãos como um “activo principal”; geógrafos, engenheiros, arquitectos, sociólogos entre outros, redireccionam os seus interesses de investigação para temas como: Smart Cities, BIGData, IoT, Machine–to-machine, Spatial Business Analysis & Intelligence; Governos (locais, centrais e europeu) visam políticas e apoiam iniciativas e medidas – pontuais e combinadas -, designadas de Cidades Inteligentes. Verificamos assim, no espaço temporal de uma década, a buzzword “sustentável” dar lugar à trilogia “Smart Cities, BIGData e IoT”, mas com maior músculo político e também financeiro.
Os SIG, a modelação e análise geográfica coadjuvados por métodos interdisciplinares como a Inteligência Artificial, Data Minning and Machine learning pontificam, não somente como ferramentas e métodos fundamentais para a criação de conhecimento, a partir do enorme volume de informação georreferenciada existente, mas também como domínios científicos e tecnológico cruciais ao exercício do planeamento regional e urbano que a complexidade do Mundo actual exige.
Os objectivos desta conferência são:
– Estimular o diálogo e o debate acerca de Investigação teórica e aplicada em planeamento regional e urbano, de modelos espaço-tempo e SIG em tempo-real;
– Fazer uma mostra dos métodos e técnicas mais inovadores em geografia teórica e quantitativa, desenvolvidos no âmbito das Smart cities, IoT, Big Data, Spatial Business Analysis & Intelligence, Data Mining and Machine learning.

*Inscrições para o e-mail:  agrimet@campus.ul.pt

*A inscrição é gratuita sujeita ao número lugares disponíveis na sala de conferências

icon-pdf

9.30h | Recepção