Mestrado em Turismo e Comunicação

O Mestrado em Turismo e Comunicação é um curso em associação entre o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Coordenação do curso:
Professor Doutor Eduardo Brito Henriques | IGOT: eduardo@edu.ulisboa.pt
Professora Doutora Cristina Palma Conceição | ESHTE: cristina.conceicao@eshte.pt

Coordenação do 2º ciclo: Professor Doutor Gonçalo Vieira

Normas regulamentares do Mestrado em Turismo e Comunicação – Despacho n.º 3650/2013, publicado no Diário da República, 2ª série nº 47 de 07/03/2013.

Estrutura Curricular em vigor aprovada Despacho n.º 3650/2013 publicado no Diário da República, 2.ª série, N.º 47 de 07 de março de 2013 (aplicável aos estudante que ingressaram até 2019/2020 e em vigor até 2021/2022).

Estrutura curricular em vigor aprovada pelo Despacho n.º 9567/2020 publicado no Diário da República, 2.ª série, N.º 193 de 02 de outubro de 2020 (aplicável aos estudante que ingressaram a partir do ano lectivo 2020/2021).

No ano letivo de 2020/2021 as candidaturas, as matrículas e inscrições (candidatos admitidos e alunos do 1.º ano) realizam-se na ESHTE (http://www.eshte.pt/).

As inscrições dos alunos do 2.º ano com orientadores do IGOT realizam-se no IGOT.

Objetivo central do curso

O Mestrado em Turismo e Comunicação é um curso de 2.º ciclo único no país, focado nos vários aspetos da comunicação em turismo. Fruto de uma parceria entre a ESHTE e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa), oferece uma formação multidisciplinar que tem em vista desenvolver conhecimentos sobre o funcionamento do turismo enquanto setor de atividades relacionadas com as viagens e a visitação, compreender criticamente as suas relações com os territórios, as sociedades, as culturas e várias formas de discurso, e ao mesmo tempo explorar e aperfeiçoar as habilidades de comunicação relacionadas com produtos turísticos e destinos.

Público-alvo

O Mestrado em Turismo e Comunicação destina-se principalmente a licenciados e profissionais de turismo, jornalismo, ciências sociais, humanidades e estudos culturais, e geografia.

Competências a promover

Pretende-se que, no final do ciclo de estudos, os/as estudantes estejam habilitados/as a discutir criticamente os discursos turísticos e que saibam delinear e implementar formas eficazes de comunicar sobre destinos e produtos em concordância com os valores do turismo sustentável. Para tal, os/as estudantes serão especialmente estimulados a:

• Compreender, de forma holística, os aspetos estruturais do turismo e o seu funcionamento como sistema;
  • Conhecer novos modelos e processos de negócio e tendências emergentes do lado da procura;
  • Identificar recursos turísticos;
  • Discutir criticamente os impactos do turismo nos ecossistemas, na ocupação do espaço e nas culturas;
  • Analisar criticamente imagens e discursos sobre destinos e as suas culturas;
  • Aplicar as teorias do marketing turístico;
  • Aplicar técnicas de comunicação em turismo;
  • Apresentar e interpretar património em contexto turístico;
  • Desenvolver, de forma autónoma e reflexiva, pesquisas e propostas de intervenção nestes domínios.