Mestrado em População, Sociedade e Território

Coordenação do curso: Prof. Doutor Jorge Malheiros e Prof. Doutor Eduardo Brito Henriques

Coordenação do 2º ciclo: Prof. Doutora Ana Ramos Pereira

Normas regulamentares do Mestrado em População, Sociedade e Território aprovadas pelo Conselho Científico em reunião realizada a 9 de março de 2016 (aguardam publicação em Diário da República).

Normas Regulamentares do Mestrado em População, Sociedade e Território – Despacho 4198/2010, publicado no Diário da República, 2ª série nº 47 de 9/03/2010.

Objetivos

São objetivos específicos do curso de mestrado em População, Sociedade e Território fornecer conhecimentos avançados em Geografia Social e Cultural e Geografia Política (em articulação com a dimensão económica), com uma forte componente teórica, metodológica e de reflexão crítica, privilegiando os seguintes domínios:

1. as dinâmicas da organização espacial contemporânea em contexto de globalização
  2. as transformações da economia e do ambiente e as suas repercussões territoriais a diversas escalas
  3. os conflitos decorrentes da concorrência pelos diversos recursos
  4. as tendências da mobilidade e migração da população
  5. o modo como se articulam as alterações na organização social e na organização espacial.

Saídas profissionais

O curso de Mestrado em População, Sociedade e Território tem contribuído para a formação de profissionais com sólida formação teórica, atentos à diversidade cultural das sociedades contemporâneas e com elevado sentido de responsabilidade social nas práticas de intervenção no território. Dado o pendor predominantemente académico deste programa de estudos, o curso tem contribuído para fortalecer a cultura científica nacional na área da Geografia Humana. Pelo desenvolvimento que propicia ao nível dos conhecimentos teóricos e das competências de investigação, é um curso procurado por estudantes que pretendem prosseguir estudos em cursos de 3º ciclo.

Estrutura

Neste mestrado pretende-se que os alunos contactem e discutam as perspetivas científicas mais recentes nos domínios da Geografia Social e Política e de outras disciplinas relevantes, assegurando os conhecimentos e as competências de investigação necessários para a compreensão e o desenvolvimento de estudos avançados nestas temáticas.

Para além das sessões letivas, este mestrado inclui a oportunidade de participação em grupos avançados de discussão científica.

Regulamento de Estágio dos alunos de Mestrado do IGOT – Consultar Formulários e Regulamentos