Mestrado em Gestão do Território e Urbanismo

Coordenação do curso: Prof. Doutor Mário Vale

Coordenação do 2.º ciclo: Prof. Doutora Ana Ramos Pereira

Normas regulamentares do mestrado em Gestão do Território e Urbanismo – Despacho n.º 9063/2016. D.R. n.º 134, Série II de 2016-07-14.

NOTA: Este curso não receberá candidaturas para o ano letivo 2017/2018, uma vez que o mesmo foi substituído pelo novo curso de Mestrado em Ordenamento do Território e Urbanismo.

Objetivos

São objetivos específicos do curso de mestrado em Gestão do Território e Urbanismo fornecer conhecimentos avançados em Urbanismo, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional e Local, privilegiando a reflexão crítica teórica e metodológica e a prática do planeamento e da gestão do território.

O curso fornece um conjunto de competências necessárias para a análise das relações sociedade e território, para a formulação e avaliação de políticas públicas territoriais e para a intervenção regional e urbana.

Saídas profissionais

Proporciona dois tipos de saídas profissionais: de investigadores e de técnicos de ordenamento e gestão territorial, ambos pautados pelo rigor científico e o espírito de inovação e iniciativa. Os seus empregadores são os organismos públicos e privados de consultoria, ordenamento do território e planeamento estratégico, bem como as entidades de investigação.

O IGOT possui um conjunto de protocolos de cooperação com diversas entidades públicas e privadas que proporcionam estágios profissionais.

Estrutura

A estrutura curricular do curso permite optar entre (i) realização de estágio de investigação e realização de dissertação de mestrado e (ii) estágio profissional e elaboração de relatório de estágio. O programa do curso incide no estudo das dinâmicas económicas, sociais, ambientais e políticas de transformação do espaço e lugar, em articulação com uma sólida formação em teorias, metodologias, técnicas e instrumentos de planeamento territorial com incidência em diversas escalas geográficas e numa vertente orientada para a intervenção. Neste sentido, o curso privilegia o conhecimento aprofundado da realidade por via da realização do estágio profissional e de visitas de estudo.

O curso permite a obtenção de uma menção em Ordenamento do Território e Urbanismo (OTU) ou em Desenvolvimento Regional e Local (DRL). A menção é definida pelo perfil das opções das áreas científicas OTU e DRL, bem como pela temática da dissertação de mestrado ou do relatório de estágio.

Regulamento de Estágio dos alunos de Mestrado do IGOT – Consultar Formulários e Regulamentos