Mestrado em Geografia Física e Ordenamento do Território

Coordenação do curso: Prof. Doutor Carlos Neto

Coordenação do 2º ciclo: Prof. Doutora Ana Ramos Pereira

Normas regulamentares do Mestrado em Geografia Física e Ordenamento do Território – Despacho n.º 9090/2016. D.R. n.º 135, Série II de 2016-07-15.

Objetivos

São objetivos do ciclo de estudos de mestrado em Geografia Física e Ordenamento do Território fornecer conhecimentos avançados em Geografia Física, ordenamento físico e biofísico do território, deteção remota e Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e métodos e técnicas de ordenamento do território, promovendo:

  1. O conhecimento do território e das suas componentes físicas e biofísicas;
  2. O aprofundamento e discussão dos conceitos, teorias e métodos em Geografia Física teórica e aplicada ao Ordenamento Físico e Biofísico do Território;
  3. O conhecimento das técnicas, instrumentos e ferramentas usados nos estudos de Geografia Física e sua aplicação ao Ordenamento do Território, incluindo instrumentação usada na monitorização de campo, na deteção remota e sistemas de informação geográfica;
  4. A avaliação da dinâmica dos diferentes sistemas físicos e biofísicos;
  5. O conhecimento das técnicas de monitorização do território;
  6. O conhecimento das metodologias de avaliação e gestão de recursos naturais e de riscos naturais e ambientais;
  7. O conhecimento dos instrumentos de ordenamento do território nas mais diversas escalas;
  8. A contribuição para o ordenamento e gestão sustentável do território.

Saídas profissionais

Proporciona dois tipos de saídas profissionais: de investigadores e de técnicos de ordenamento e gestão territorial, ambos pautados pelo rigor científico e o espírito de inovação e empreendedorismo.

Os seus empregadores são os organismos públicos e privados de consultoria, ordenamento do território e planeamento estratégico, bem como as entidades de investigação. O IGOT possui um conjunto de protocolos de cooperação com diversas entidades públicas e privadas que proporcionam estágios profissionais.

Estrutura

A estrutura curricular do curso permite optar entre (i) realização da dissertação de mestrado e seminário de investigação e (ii) estágio profissional e elaboração de relatório de estágio ou de trabalho de projeto.

Os conhecimentos científicos e técnicos de carácter especializado são assegurados por um conjunto de seis seminários que visam: aprofundar os conceitos, os métodos e as técnicas específicas em áreas fundamentais da Geografia Física (Climatologia, Geomorfologia, Hidrogeografia, Geopatrimónio), em ambientes tão variados como o rural, urbano, litoral e de montanha; reforçar as competências nos domínios da Deteção Remota e dos Sistemas de Informação Geográfica, como instrumentos privilegiados na aplicação da Geografia Física ao Ordenamento do Território; desenvolver os conhecimentos sobre as principais ferramentas metodológicas e instrumentais do Ordenamento Biofísico; e incrementar a aplicação integrada dos saberes da Geografia Física no Ordenamento do Território, orientada sobretudo para duas vertentes: valorização dos recursos e minimização dos riscos.

Regulamento de Estágio dos alunos de Mestrado do IGOT – Consultar Formulários e Regulamentos