Mestrado em Geografia Física e Ordenamento do Território
Coordenação do curso: Prof. António Lopes
Coordenação do 2º ciclo: Professor Doutor Gonçalo Vieira
Objetivos
São objetivos do ciclo de estudos de mestrado em Geografia Física e Ordenamento do Território fornecer conhecimentos avançados em Geografia Física, ordenamento físico e biofísico do território, deteção remota e Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e métodos e técnicas de ordenamento do território, promovendo:
- O conhecimento do território e das suas componentes físicas e biofísicas;
- O aprofundamento e discussão dos conceitos, teorias e métodos em Geografia Física teórica e aplicada ao Ordenamento Físico e Biofísico do Território;
- O conhecimento das técnicas, instrumentos e ferramentas usados nos estudos de Geografia Física e sua aplicação ao Ordenamento do Território, incluindo instrumentação usada na monitorização de campo, na deteção remota e sistemas de informação geográfica;
- A avaliação da dinâmica dos diferentes sistemas físicos e biofísicos;
- O conhecimento das técnicas de monitorização do território;
- O conhecimento das metodologias de avaliação e gestão de recursos naturais e de riscos naturais e ambientais;
- O conhecimento dos instrumentos de ordenamento do território nas mais diversas escalas;
- A contribuição para o ordenamento e gestão sustentável do território.
Saídas profissionais
Proporciona dois tipos de saídas profissionais: de investigadores e de técnicos de ordenamento e gestão territorial, ambos pautados pelo rigor científico e o espírito de inovação e empreendedorismo.
Os seus empregadores são os organismos públicos e privados de consultoria, ordenamento do território e planeamento estratégico, bem como as entidades de investigação. O IGOT possui um conjunto de protocolos de cooperação com diversas entidades públicas e privadas que proporcionam estágios profissionais.
Estrutura
A estrutura curricular do curso permite optar entre (i) realização da dissertação de mestrado e seminário de investigação e (ii) estágio profissional e elaboração de relatório de estágio ou de trabalho de projeto.
Os conhecimentos científicos e técnicos de carácter especializado são assegurados por um conjunto de seis seminários que visam: aprofundar os conceitos, os métodos e as técnicas específicas em áreas fundamentais da Geografia Física (Climatologia, Geomorfologia, Hidrogeografia, Geopatrimónio), em ambientes tão variados como o rural, urbano, litoral e de montanha; reforçar as competências nos domínios da Deteção Remota e dos Sistemas de Informação Geográfica, como instrumentos privilegiados na aplicação da Geografia Física ao Ordenamento do Território; desenvolver os conhecimentos sobre as principais ferramentas metodológicas e instrumentais do Ordenamento Biofísico; e incrementar a aplicação integrada dos saberes da Geografia Física no Ordenamento do Território, orientada sobretudo para duas vertentes: valorização dos recursos e minimização dos riscos.
Candidaturas
A apresentação da candidatura é efetuada exclusivamente on-line, através da plataforma Fenix do IGOT. Todas as informações relativas ao processo de candidatura (datas, vagas, documentos necessários e forma de submissão da candidatura) podem ser consultadas aqui.
Pela apresentação da candidatura é devida uma taxa de candidatura, não havendo lugar à sua devolução, caso o candidato seja excluído ou não seja selecionado.
Informação Legal
Regulamento de Estágio dos alunos de Mestrado do IGOT – Consultar Formulários e Regulamentos
Ciclo de estudos acreditado por 6 anos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 16 de maio de 2017.
Registo DGES – Registos – R/B -Cr 22/2007 | R/A-Ef 2056/2011