Mestrado em Ensino de Geografia

O Curso de Mestrado em Ensino de Geografia  resulta da colaboração entre o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Curso acreditado pela A3ES – NCE/14/00631

Normas regulamentares do Mestrado em Ensino de Geografia – Despacho n.º 4344/2017. D.R. n.º 97, Série II de 2017-05-19.

Coordenação do curso: Prof. Doutor Sérgio Claudino

Coordenação do 2º ciclo: Prof. Doutora Ana Ramos Pereira

Enquadramento

O Mestrado em Ensino de Geografia resulta de uma parceria entre o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, beneficiando de uma longa experiência de formação de professores. Este é um Mestrado profissionalizante, exigido a todos os que pretendam ser professores de Geografia no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Constitui, ainda, uma mais-valia para os que desenvolvem a atividade docente em escolas profissionais ou outras.

Objetivos

O Mestrado em Ensino da Geografia visa proporcionar a formação de qualidade em Ensino de Geografia através da frequência de unidades curriculares de formação educacional geral, didática específica, iniciação à prática profissional e na área científica específica. Pretende-se proporcionar aos formandos o conhecimento científico, as técnicas e os métodos pedagógico-didáticos de base, bem como a formação pessoal e social adequadas ao exercício da função, o que se concretiza através de:

• Uma formação sólida, quer na sua área de especialidade e de didática, quer de formação educacional geral;
  • Vivência de experiências relevantes de iniciação à prática profissional docente, articuladas com a formação educacional geral e didática;
  • Uma reflexão crítica sobre as experiências escolares, de forma a contribuir para a formação de profissionais responsáveis, autónomos e eticamente exigentes;
  • Adoção de metodologias e técnicas de investigação educacional adequados.

Estrutura

O Mestrado em Ensino de Geografia obedece aos princípios determinados no Decreto-Lei n.º 79/2014.

Os alunos frequentam Unidades Curriculares(UCs) de:

• Geografia, que visam aprofundar a sua formação científica específica, de forma a apoiar a futura lecionação dos conteúdos programáticos da disciplina de Geografia;
  • Formação Educacional Geral, visando o domínio das questões centrais em Ciências da Educação;
  • Didática da Geografia, a fim de apoiar a reflexão sobre o valor formativo da disciplina, a planificação e a construção de recursos educativos que apoiem o desenvolvimento de experiências educativas significativas;
  • Iniciação à Prática Profissional, no âmbito das quais desenvolve trabalho de observação, planificação e lecionação em escolas básicas e secundárias, apoiado por docentes experientes destes graus de ensino. O IGOT-UL possui protocolos de cooperação com diversas escolas da área de Lisboa, onde esta formação se desenvolve.