O 3.º Ciclo de Estudos em Geografia pretende formar especialistas nos domínios da investigação em que o corpo docente do departamento de Geografia tem competência reconhecida, nos planos nacional e internacional.

Coordenação do Curso: Prof. Doutor José Luís Zêzere

Coordenação do 3.º ciclo do IGOT: Prof Doutor Mário Vale

Regulamento do Doutoramento em Geografia, aprovado pelo Conselho Científico do IGOT em 4 de maio de 2016 (aguarda publicação em Diário da República)

Estrutura curricular em vigor estabelecidas pelo Despacho n.º 1474/2018, publicado no Diário da República, 2ª série nº 29 de 9/02/2018. (em vigor  a partir do ano lectivo 2017/2018)

Estrutura Curricular aprovada pela Deliberação n.º 785/2009, publicado no Diário da República, 2ª série nº 56 de 20/03/2009. (aplicável aos estudante que ingressaram até 2016/2017 e em vigor até 2018/2019)

Objetivos

O 3.º Ciclo de Estudos em Geografia pretende formar especialistas nos domínios da investigação em que o corpo docente do IGOT tem competência reconhecida, nos planos nacional e internacional.

O programa de estudos aprofunda os conhecimentos da área de especialização escolhida, desenvolve as capacidades de utilização de diferentes metodologias e técnicas de investigação, estimula a iniciativa e o sentido crítico e promove a integridade intelectual. Os candidatos admitidos no 3.º Ciclo de Estudos em Geografia deverão ter adquirido capacitações científicas e técnicas de âmbito geral que integram diferentes domínios do saber geográfico: ambiente físico, sociedade e economia.

Áreas de especialização

Geografia Física, Geografia Humana, Ensino da Geografia, Geografia Regional, Planeamento Regional e Urbano, Ciências da Informação Geográfica

Condições de acesso

Mestrado com classificação de Bom; licenciatura e currículo especialmente relevante

Duração normal do curso

3 anos, 1 ano corresponde ao Curso de Formação Avançada e 2 anos de Orientação Tutorial e elaboração da Tese