O primeiro Encontro – A Universidade de Lisboa e o Património – é organizado pelo Instituto Superior Técnico, em conjunto com a Reitoria e conta com a colaboração das suas Escolas. O evento realizar-se-á nos dias 19 e 20 de Novembro. O primeiro dia é dedicado ao Património Cultural da Universidade de Lisboa e o segundo dedicado ao Património Cultural na Universidade de Lisboa, onde se destacam projetos sobre património cultural realizados pelas escolas da Universidade. Está previsto ainda um programa de visitas ao Património Cultural da Universidade.

Este encontro centra-se no impacto da Universidade de Lisboa como Património Cultural e no papel e responsabilidade que assume na sua preservação e divulgação, pretendendo-se que forneça uma plataforma para a decisão de alto nível discutindo como melhor usar e estudar o património cultural como um recurso estratégico com múltiplos benefícios para o futuro nacional e Europeu, constituindo um legado duradouro do Ano Europeu do Património Cultural 2018. Este debate a nível das várias escolas da Universidade de Lisboa constituirá a ocasião perfeita para assegurar um acompanhamento concreto da comunicação da Comissão Europeia sobre “Reforçar a identidade europeia através da educação e cultura”, celebrando-se com o Ano Europeu do Património Cultural 2018.

O Prof. Doutor Eduardo Brito Henriques, docente do IGOT e investigador do Centro de Estudos Geográficos, é membro da comissão organizadora do encontro e apresentará uma comunicação sobre “A Geografia, o património e a reabilitação urbana“.

O IGOT participará também com uma apresentação em póster sobre o “Legado cartográfico do IGOT“.

Inscrições e mais informações em: http://ulisboapatrimonio.tecnico.ulisboa.pt