Os QS World University Rankings e os QS World University Rankings by Subject são publicações anuais de rankings universitários providenciada pela Quacquarelli Symonds, a maior rede global de ensino superior, que ajuda a conectar universidades, escolas e estudantes por todo o mundo. Recentemente foram lançados os rankings temáticos de universidades de todo o mundo.

Enquadrada no tema do ensino e investigação da Geografia, a ULisboa – cuja escola dedicada a esta disciplina é o IGOT – Instituto de Geografia e Ordenamento do Território – está na melhor posição, a nível nacional, situando-se no escalão de 101-150 das melhores universidades dedicadas ao tema.

Usando o ranking para pesquisar por temas permite que o aluno verifique o posicionamento das universidades consoante a sua reputação académica, a reputação do empregador e o impacto da investigação que é conduzida na instituição.