O IGOT segue atentamente os desenvolvimentos relativos ao Coronavirus/COVID-19, nomeadamente as recomendações do Governo, da Tutela e da Direção Geral da Saúde sobre as medidas administrativas a implementar.

Pedimos a co-responsabilização de todos/as na prevenção e segurança sanitária do IGOT!

Plano de Contingência 2021/2022

Realização de testes rápidos de antigénio

Será mantida a possibilidade de realização de Testes Rápidos de Antigénio nas instalações do Centro Médico do Campus da Cidade Universitária às quartas-feiras e sextas-feiras, entre as 09h00 e as 13h00. Durante o ano letivo serão enviados e-mails a permitir o agendamento dos testes com frequência (não obrigatório mas recomendado).

Em caso de suspeita poderão também solicitar agendamento do teste através do e-mail covid-19@igot.ulisboa.pt.

Grupo de trabalho COVID-19

Em caso de suspeita, caso positivo ou qualquer dúvida, contactar o Grupo de Trabalho COVID-19 do IGOT através do e-mail covid-19@igot.ulisboa.pt.

O que fazer em caso de sintomas ou dúvidas sobre a COVID-19?

Entradas, Saídas e Circulação no Edifício

  • A entrada no IGOT faz-se só pela porta principal, através do pórtico de higienização (desinfeção das mãos, medição de temperatura e pulverização).
  • É proibido entrar no edifício pelas portas das escadas de emergência.
  • É obrigatório o uso de máscara no interior do edifício e higienizar as mãos frequentemente.
  • Nas salas de aulas, os/as docentes poderão usar viseira, desde que cumpram o distanciamento recomendado pela DGS.
  • Deposição das máscaras utilizadas exclusivamente nos caixotes assinalados para o efeito.
  • O elevador só pode ser utilizado por pessoas com deficiência ou incapacidade, idosos, grávidas e acompanhantes de crianças de colo. Poderá ainda ser usado por razões de trabalho.
  • Os estudantes só devem aceder ao Piso 1 por motivo de aulas ou de estudo. Devem cumprir os horários, dirigir-se de imediato para a sala de aulas e aguardar o docente.
  • É proibido permanecer nos corredores nos intervalos das aulas.
  • A saída do IGOT faz-se, obrigatoriamente, pelas escadas de emergência mais próximas, mesmo nas deslocações à cafetaria, devendo nesse caso voltar a entrar no edifício pela porta principal.
  • O acesso ao Piso 2 é exclusivo a docentes e investigadores/bolseiros.

Biblioteca

A Biblioteca está aberta de segunda-feira a sexta-feira, entre as 09h00 e as 20h00. A taxa de ocupação é de 28 lugares, assim distribuídos: Sala de Leitura: 20 lugares sentados (4 estudantes por mesa); Gabinetes de Consulta/Estudo: 3+3 lugares; Gabinete de Computadores: 2 lugares.

Não é permitido deslocar cadeiras de umas mesas para as outras ou para os gabinetes, nem são permitidas aglomerações, em pé, no interior da Biblioteca. Os trabalhos de grupo devem, preferencialmente, ser realizados nas salas disponíveis para estudo/trabalho.

 Serviços Académicos

O atendimento presencial dos Serviços Académicos é efetuado às terças-feiras e quintas-feiras, das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30.

Contacte preferencialmente os serviços académicos através do e-mail academicos@igot.ulisboa.pt.

Salas de Apoio ao Estudo

O IGOT disponibiliza aos seus estudantes, em determinados horários e com fins específicos, a utilização de algumas salas para apoio ao estudo. É absolutamente proibido comer nas salas.

A reserva da utilização destas salas deve ser efetuada no atendimento da biblioteca, onde será indicado qual a sala disponível. Os horários poderão ser consultados no website do IGOT ou através do código QR, disponível nos cartazes afixados.

Atividades Letivas

Princípios orientadores da organização das atividades letivas:

  • A organização do ensino no ano letivo 2021/2022 assenta no princípio de retoma das atividades de forma presencial, tendo a dimensão das turmas e os horários sido adequados a esse funcionamento.
  • Não haverá aulas online no caso de existência de casos positivos ou suspeitos, pelo que o funcionamento irá reger-se pelas regras anteriores relativas à justificação de faltas em caso de doença.
  • A manter-se o contexto epidemiológico atual, poderão ser consideradas no quadro das UC as habituais saídas de campo.

Informações Anteriores

Plano de contingência IGOT

O presente Plano segue as linhas orientadoras e recomendações da Direção-Geral de Saúde que, por sua vez, têm como referencial as orientações da Organização Mundial da Saúde e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças. O Plano tem ainda em consideração as decisões e orientações emanadas do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Plano de Contigência do IGOT para o ano letivo 2020/21  última atualização: 6 outubro 2020

Summary of Contingency Plan Measures (Students) 2020/2021 – english

Plano de Contingência do IGOT ano letivo 2020/21   julho 2020

Principais documentos e websites referenciais do Plano