O IGOT segue atentamente os desenvolvimentos relativos ao Coronavirus/COVID-19, nomeadamente as recomendações do Governo, da Tutela e da Direção Geral da Saúde sobre as medidas administrativas a implementar e nesse sentido, atualizamos o Plano de contingência do IGOT, ao qual chammos a vossa atenção.

O presente Plano corresponde à atualização dos documentos divulgados à Comunidade do IGOT em março e julho de 2020, à luz das novas linhas orientadoras e recomendações da Direção-Geral de Saúde que, por sua vez, têm como referencial as orientações da Organização Mundial da Saúde e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças. O Plano tem ainda em consideração as decisões e orientações emanadas do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior 2020-2021/ e da Reitoria da Universidade de Lisboa.

 

Pedimos a co-responsabilização de todos/as na prevenção e segurança sanitária do IGOT!

Plano de contingência IGOT

Grupo plano de contingência IGOT

Para qualquer pedido de informação/esclarecimentou ou suspeita de caso COVID-19:

covid-19@igot.ulisboa.pt

Principais documentos e websites referenciais do Plano

O QUE FAZER EM CASO DE SINTOMAS OU DÚVIDAS SOBRE A COVID-19?

– Se tiver sintomas compatíveis com a COVID-19, contacte a Linha SNS 24: 808 24 24 24.

– Se estiver nas instalações do IGOT e tiver algum sintoma, contacte a portaria através do número 210443000.  Será encaminhado pelo segurança até à sala de isolamento, onde deverá entrar em contacto com o SNS 24.

– Consulte regularmente a informação em http://www.igot.ulisboa.pt/covid-19/ ou caso necessite esclarecer alguma dúvida contacte covid-19@igot.ulisboa.pt.

ENTRADAS, SAÍDAS E CIRCULAÇÃO NO EDIFÍCIO

-A entrada no IGOT faz-se só pela porta principal, através do pórtico de higienização (desinfeção das mãos, medição de temperatura e pulverização).

-É proibido entrar no edifício pelas portas das escadas de emergência.

-É obrigatório o uso de máscara e higienizar as mãos frequentemente.

– Manter o distanciamento físico recomendado em todos os espaços e salas do IGOT.

-O elevador só pode ser utilizado por pessoas com deficiência ou incapacidade, idosos, grávidas e acompanhantes de crianças de colo.

-Os estudantes só devem aceder ao piso 1 por motivo de aulas ou de estudo. Devem cumprir os horários, dirigir-se de imediato para a sala de aulas e aguardar o docente.

-É proibido permanecer nos corredores nos intervalos das aulas.

-A saída do IGOT faz-se, obrigatoriamente, pelas escadas de emergência mais próximas, mesmo nas deslocações à cafetaria, devendo nesse caso voltar a entrar no edifício pela porta principal.

-O acesso ao piso 2 é exclusivo a docentes e investigadores/bolseiros.

As regras de circulação e utilização dos espaços estão devidamente identificadas com sinalética.

 SERVIÇOS ACADÉMICOS

O atendimento presencial dos Serviços Académicos (balcão do hall de entrada do edifício) é efetuado às terças-feiras e quintas-feiras, entre as 11 e as 14 horas.

Contacte preferencialmente os serviços académicos através do e-mail academicos@igot.ulisboa.pt.

BIBLIOTECA

A Biblioteca está aberta entre as 9h00 e as 20h00. A ocupação máxima é de 16 lugares, sendo: Sala de leitura: 10 lugares (2 alunos por mesa nos topos); Gabinetes de Consulta/Estudo: 2+2 lugares (2 alunos por mesa nos topos); Gabinete de Computadores: 2 lugares.

Objetivos da permanência na Biblioteca: pesquisa, consulta e reprodução de bibliografia; estudo individual; assistir a aulas a partir dos computadores pessoais com recurso a auriculares/auscultadores; utilização do gabinete de computadores.

 

As regras da biblioteca estão indicadas no local com sinalética e disponíveis em http://www.igot.ulisboa.pt/regras-de-utilizacao-da-bibilioteca-20202021/

SALAS DE APOIO AO ESTUDO

O IGOT disponibiliza a utilização de algumas salas para apoio ao estudo. A reserva da utilização destas salas deve ser feita com um mínimo de 24 horas de antecedência, através do link: http://www.igot.ulisboa.pt/reserva-de-salas/

ATIVIDADES LETIVAS

Princípios orientadores da organização das atividades letivas:

-Recurso a um modelo misto, para garantir a existência regular de atividades letivas presenciais a todos os estudantes, com segurança.

-Este modelo garante a todos os estudantes a participação em atividades presenciais correspondentes pelo menos a 50% das sessões programadas em cada UC.

-As sessões letivas das UC obrigatórias e opcionais dos cursos de Licenciatura estão programadas para 1h45m. Os seminários das Licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos, conforme a sua especificidade terão programações de tempo letivo diferentes.

-A época de avaliação das UC dos cursos de licenciatura será presencial.

-A manter-se o contexto epidemiológico atual, não poderão ser consideradas no quadro das UC as habituais saídas de campo.

-Os estudantes que comprovem que pertencem a grupos de risco poderão requerer a passagem para o “Regime de Estudante de risco de saúde para pandemia COVID-19”. Compete ao docente tomar medidas para que as aulas teóricas-praticas e práticas sejam transmitidas via Zoom.