O IGOT segue atentamente os desenvolvimentos relativos ao Coronavirus/COVID-19, nomeadamente as recomendações do Governo, da Tutela e da Direção Geral da Saúde sobre as medidas administrativas a implementar e nesse sentido, atualizamos o Plano de contingência do IGOT, ao qual chammos a vossa atenção.

O presente Plano corresponde à atualização dos documentos divulgados à Comunidade do IGOT em março e julho de 2020, à luz das novas linhas orientadoras e recomendações da Direção-Geral de Saúde que, por sua vez, têm como referencial as orientações da Organização Mundial da Saúde e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças. O Plano tem ainda em consideração as decisões e orientações emanadas do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior 2020-2021/ e da Reitoria da Universidade de Lisboa.

 

Pedimos a co-responsabilização de todos/as na prevenção e segurança sanitária do IGOT!

Instruções para justificação de faltas no período de avaliação

Iniciou-se no dia 21 de Dezembro o período de pausa de atividades letivas que só serão retomadas a 4 de Janeiro, com o início do período de avaliação presencial. Neste sentido, a Direção e o Conselho Pedagógico do IGOT informam o seguinte:

– de acordo com indicações fornecidas pelo MCTES e  Reitoria da ULisboa, seguidas pelo IGOT (publicadas no Plano de Contingência – atualização 6 de outubro 2020 – http://www.igot.ulisboa.pt/covid-19/ ), onde consta:

“OBJETIVO: Garantir atividades presenciais – realça-se a importância de garantir o ensino e a avaliação presencial como dimensão essencial da educação superior, porque promove a equidade entre estudantes em termos de participação e avaliação, proporciona a educação integral dos estudantes, estimula a diversidade de percursos académicos e contribui para a coesão territorial. Deste modo, deve assumir-se como objetivo que o ensino e a avaliação presencial se mantenham como regra no funcionamento das instituições científicas e de ensino superior no próximo ano letivo”

E

“Procedam ao planeamento da atividade letiva e não letiva, assim como das avaliações, em regime presencial, cumprindo a modalidade decorrente do ato de acreditação de cada curso” (in PRINCÍPIOS ORIENTADORES DO MCTES PARA AS INSTITUIÇÕES CIENTÍFICAS E DE ENSINO SUPERIOR PARA O ANO LETIVO 2020/21 (comunicado de 4 de agosto de 2020)

 

E: “vii) A época de avaliação de conhecimentos das UC dos cursos de licenciatura será totalmente presencial.” (p.20)

as avaliações realizadas em Época Normal e os exames realizados em Época de Recurso são presenciais;

– neste sentido, o IGOT criou todas as condições, quer ao nível da elaboração dos calendários de avaliação (por exemplo, desfasamento das provas), quer ao nível da logística (por exemplo, desinfeção das salas), para que este propósito seja cumprido;

– o não cumprimento daquelas indicações e procedimentos poderia levar, certamente, ao desvirtuamento e criação de situações de injustiça dentro do processo de avaliação;

– no caso de impossibilidade de comparência ao momento de avaliação na data marcada nos calendários, segue o previsto nos regulamentos, ou seja, as/os estudantes deverão apresentar o respetivo comprovativo (de doença ou outra situação presente na lei) no prazo de cinco (5) dias úteis a contar da data da avaliação, ficando o docente coordenador da UC responsável pela marcação de nova prova presencial no prazo mais curto possível; a não apresentação de documento justificativo legal da ausência ao teste ou exame implicará, automaticamente, a não realização dessa prova por parte da/do estudante;

– no período compreendido entre 21 de Dezembro e 13 de Fevereiro, os alunos que apresentarem qualquer sintoma ou suspeita de sintoma, deverão contatar de imediato a Linha SNS24: 8082424 e seguir as suas orientações;

– no período em cima apontado, em caso de necessidade de justificação por doença relacionada com a COVID-19, só serão aceites justificações, que incluam a apresentação de uma declaração de isolamento profilático emitida pela entidade responsável e que deve ser descarregada do e-mail enviado pelo SNS e enviada em formato pdf. Obrigatoriamente, os estudantes devem enviar essa declaração aos docentes envolvidos nas faltas às suas avaliações, com CC para o mail covid-19@igot.ulisboa.pt;

– se, por algum motivo comprovado (por exemplo, limitação devido a quarentena), não for possível concretizar a prova em tempo útil, de forma a não colidir com outro período de avaliação ou início do 2.º semestre, os docentes poderão efetuar a avaliação à distância, devendo esta consistir em uma prova oral adequada à avaliação dos conhecimentos das/os estudantes.

– chama-se ainda a atenção para a possibilidade de algumas provas poderem coincidir, em janeiro, com dias em que existem restrições à circulação de pessoas entre municípios ou a determinadas horas dentro de cada município (segunda-feira, dia 4, de manhã; sábados). Deste modo, as/os estudantes que estejam nesta situação solicitar a declaração ao docente no dia do teste.

Plano de contingência IGOT

Grupo plano de contingência IGOT

Para qualquer pedido de informação/esclarecimentou ou suspeita de caso COVID-19:

covid-19@igot.ulisboa.pt

Principais documentos e websites referenciais do Plano

O QUE FAZER EM CASO DE SINTOMAS OU DÚVIDAS SOBRE A COVID-19?

– Se tiver sintomas compatíveis com a COVID-19, contacte a Linha SNS 24: 808 24 24 24.

– Se estiver nas instalações do IGOT e tiver algum sintoma, contacte a portaria através do número 210443000.  Será encaminhado pelo segurança até à sala de isolamento, onde deverá entrar em contacto com o SNS 24.

– Consulte regularmente a informação em http://www.igot.ulisboa.pt/covid-19/ ou caso necessite esclarecer alguma dúvida contacte covid-19@igot.ulisboa.pt.

ENTRADAS, SAÍDAS E CIRCULAÇÃO NO EDIFÍCIO

-A entrada no IGOT faz-se só pela porta principal, através do pórtico de higienização (desinfeção das mãos, medição de temperatura e pulverização).

-É proibido entrar no edifício pelas portas das escadas de emergência.

-É obrigatório o uso de máscara e higienizar as mãos frequentemente.

– Manter o distanciamento físico recomendado em todos os espaços e salas do IGOT.

-O elevador só pode ser utilizado por pessoas com deficiência ou incapacidade, idosos, grávidas e acompanhantes de crianças de colo.

-Os estudantes só devem aceder ao piso 1 por motivo de aulas ou de estudo. Devem cumprir os horários, dirigir-se de imediato para a sala de aulas e aguardar o docente.

-É proibido permanecer nos corredores nos intervalos das aulas.

-A saída do IGOT faz-se, obrigatoriamente, pelas escadas de emergência mais próximas, mesmo nas deslocações à cafetaria, devendo nesse caso voltar a entrar no edifício pela porta principal.

-O acesso ao piso 2 é exclusivo a docentes e investigadores/bolseiros.

As regras de circulação e utilização dos espaços estão devidamente identificadas com sinalética.

 SERVIÇOS ACADÉMICOS

O atendimento presencial dos Serviços Académicos (balcão do hall de entrada do edifício) é efetuado às terças-feiras e quintas-feiras, entre as 11 e as 14 horas.

Contacte preferencialmente os serviços académicos através do e-mail academicos@igot.ulisboa.pt.

BIBLIOTECA

A Biblioteca está aberta entre as 9h00 e as 20h00. A ocupação máxima é de 16 lugares, sendo: Sala de leitura: 10 lugares (2 alunos por mesa nos topos); Gabinetes de Consulta/Estudo: 2+2 lugares (2 alunos por mesa nos topos); Gabinete de Computadores: 2 lugares.

Objetivos da permanência na Biblioteca: pesquisa, consulta e reprodução de bibliografia; estudo individual; assistir a aulas a partir dos computadores pessoais com recurso a auriculares/auscultadores; utilização do gabinete de computadores.

 

As regras da biblioteca estão indicadas no local com sinalética e disponíveis em http://www.igot.ulisboa.pt/regras-de-utilizacao-da-bibilioteca-20202021/

SALAS DE APOIO AO ESTUDO

O IGOT disponibiliza a utilização de algumas salas para apoio ao estudo. A reserva da utilização destas salas deve ser feita com um mínimo de 24 horas de antecedência, através do link: http://www.igot.ulisboa.pt/reserva-de-salas/

ATIVIDADES LETIVAS

Princípios orientadores da organização das atividades letivas:

-Recurso a um modelo misto, para garantir a existência regular de atividades letivas presenciais a todos os estudantes, com segurança.

-Este modelo garante a todos os estudantes a participação em atividades presenciais correspondentes pelo menos a 50% das sessões programadas em cada UC.

-As sessões letivas das UC obrigatórias e opcionais dos cursos de Licenciatura estão programadas para 1h45m. Os seminários das Licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos, conforme a sua especificidade terão programações de tempo letivo diferentes.

-A época de avaliação das UC dos cursos de licenciatura será presencial.

-A manter-se o contexto epidemiológico atual, não poderão ser consideradas no quadro das UC as habituais saídas de campo.

-Os estudantes que comprovem que pertencem a grupos de risco poderão requerer a passagem para o “Regime de Estudante de risco de saúde para pandemia COVID-19”. Compete ao docente tomar medidas para que as aulas teóricas-praticas e práticas sejam transmitidas via Zoom.