No âmbito do Ciclo de Aulas Abertas em Geografia e Género no Contexto Global, do Mestrado em Geografia Humana: Globalização, Sociedade e Território, realiza-se no dia 13 de abril, entre as 15h00 e as 17h30, a sessão “História da formação do grupo de Geografia e Género. Afirmação desta linha de investigação a nível nacional e internacional”, com Maria Dolors Garcia-Ramon.

Inscrições neste formulário.

MARIA DOLORS GARCIA-RAMON 

Maria Dolors Garcia-Ramon é uma geógrafa espanhola de origem catalã conhecida por ser uma referência para a geografia feminista espanhola e internacional. Ao rever a sua carreira académica e sua história de vida, é interessante constatar como as “lentes do género” chegam numa fase tardia da sua formação, questionando e tornando mais complexas as suas reflexões e abordagens metodológicas. (…) [A]guns dos livros, capítulos de livro e artigos mais influentes da carreira de M. D. Garcia-Ramon [constitutem um importante] legado para a geografia espanhola, a geografia catalã e geografia crítica feminista. (Villamizar, 2019, pp. 175-176)

Villamizar, Catalina Giraldo (2019). Trayectoria y obra de Maria Dolors Garcia-Ramon: La construcción de una perspectiva geográfica feminista. Finisterra, 54(111), 175–186. https://doi.org/10.18055/finis17828