Candidaturas – Mestrados (2.º Ciclo)

Aviso: Candidatura a cursos de mestrado 2017/2018

De acordo com a deliberação do Conselho de Gestão do IGOT, caso conclua a licenciatura no IGOT, no ano letivo de 2016/17, ficará isento da taxa de candidatura a um curso de mestrado exclusivo do IGOT (1ª candidatura), pelo que não deverá realizar o pagamento.

  • 1.ª Fase de candidaturas: 15 de maio a 21 de julho de 2017.
    Afixação de resultados: até 28 de julho de 2017.
    Prazo para reclamações: até 10 dias após divulgação dos resultados.
    Matrícula e inscrição: 07 a 12 de agosto de 2017
  • 2.ª Fase de candidaturas: 1 a 31 de agosto de 2017. (1)
    Afixação de resultados: 08 de setembro de 2017.
    Prazo para reclamações: até 10 dias após divulgação dos resultados.
    Matrícula e inscrição: 18 a 22 de setembro de 2017.

(1) Todos os Mestrados aceitam candidaturas de 2ª fase. O Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Modelação Territorial aplicados ao Ordenamento (MSIG) aceita candidaturas de 2ª fase para Lista de Reserva.

Consulte os editais e informação adicional abaixo.

Manual de candidatura – Portal Académico (Fénix)

Mestrados exclusivos do IGOT com candidaturas abertas para o ano letivo 2017/2018

Mestrado em Geografia Física e Ordenamento do Território (MGFOT)

O Mestrado em Geografia Física e Ordenamento do Território visa proporcionar formação avançada nos domínios da Geografia Física Aplicada e do Ordenamento Biofísico do Território através do aprofundamento do conhecimento sobre os conceitos, métodos e técnicas da Geografia Física, as técnicas e ferramentas de detecção remota e sistemas de informação geográfica, as metodologias de avaliação e gestão de recursos naturais e de riscos naturais e ambientais, e os instrumentos de ordenamento do território nas mais diversas escalas.

Se é candidato externo, CANDIDATE-SE AQUI!

Se é ou foi aluno do IGOT, CANDIDATE-SE AQUI!

Edital |   Folheto

Mestrado em Geografia Humana: Globalização, Sociedade e Território

O ciclo de estudos de mestrado em Geografia Humana: Globalização, Sociedade e Território é uma novidade da oferta formativa de 2.º Ciclo do IGOT, resultante da reforma do seu anterior curso de mestrado da área científica de Geografia Humana (População, Sociedade e Território).
Assumindo uma orientação eminentemente crítica na abordagem dos processos espaciais, o curso acrescenta ao cruzamento da Geografia Social com a Geografia Política (em articulação com a dimensão económica), o olhar da Geografia Cultural, tornando mais completo o modo de analisar os problemas e de lhes dar resposta.

Se é candidato externo, CANDIDATE-SE AQUI!

Se é ou foi aluno do IGOT, CANDIDATE-SE AQUI!

Edital Folheto

Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Modelação Territorial aplicados ao Ordenamento (MSIG)

2.ª Fase – Lista de reserva

O Mestrado em SIG e Modelação Territorial Aplicados ao Ordenamento visa proporcionar formação avançada nos domínios dos sistemas de informação geográfica, da análise espacial e da modelação territorial aplicada ao ordenamento e das metodologias de aquisição, armazenamento e análise quantitativa da informação geográfica em ambiente de um sistema de informação geográfica.

Se é candidato externo, CANDIDATURA PARA LISTA DE RESERVA

Se é ou foi aluno do IGOT ou da Universidade de Lisboa, CANDIDATURA PARA LISTA DE RESERVA

Edital |   Folheto

Mestrado em Turismo e Comunicação

O Curso de 2.º ciclo em Turismo e Comunicação constitui uma proposta pertinente e inovadora na oferta pós-graduada de Turismo, a nível regional, nacional e internacional. A área dos recursos turísticos, do marketing e da comunicação turística é crucial no mercado, para a qual não existe, até à data, uma oferta formativa específica ou dirigida. Deste modo, este curso de mestrado procura suprir essa lacuna, dotando os estudantes de competências científicas, metodológicas e práticas adequadas, que combinam a área da utilização de recursos com fins turísticos, da gestão turística aos diferentes níveis, do conhecimento do território onde se desenvolve e da comunicação entre os diferentes intervenientes.

CANDIDATURAS NA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA PARA O ANO LETIVO 2017/2018

 Edital

Folheto (a disponibilizar brevemente)

Mestrado em Ordenamento do Território e Urbanismo

Este Mestrado pretende dar resposta a uma procura efetiva e potencial por parte de técnicos no domínio do urbanismo, bem como visa fornecer formação avançada para os estudantes interessados na reflexão crítica e na prática do planeamento e da gestão do território. A relevância deste objetivo central só pode ser coerentemente atendida com uma abordagem integradora e inovadora às problemáticas territoriais e urbanas.

Se é candidato externo, CANDIDATE-SE AQUI!

Se é ou foi aluno do IGOT, CANDIDATE-SE AQUI!

 

 Edital

Folheto

Mestrado em Ensino da Geografia

O Mestrado em Ensino da Geografia visa proporcionar a formação de qualidade em Ensino de Geografia através da frequência de unidades curriculares de formação educacional geral, didática específica, iniciação à prática profissional e na área científica específica. Pretende-se proporcionar aos formandos o conhecimento científico, as técnicas e os métodos pedagógico-didáticos de base, bem como a formação pessoal e social adequadas ao exercício da função.

CANDIDATURAS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA PARA O ANO LETIVO 2017/2018

 

Edital  

 Candidaturas 2ª fase | Edital

Folheto

Reingresso nos cursos de Mestrado

O reingresso é o ato pelo qual um estudante, após uma interrupção dos estudos num par instituição/ curso de ensino superior, se matricula na mesma instituição e se inscreve no mesmo curso ou em curso que lhe tenha sucedido.

Prazos de candidaturas: de 17 de julho a 31 de agosto de 2017

CANDIDATE-SE AQUI! |  Edital