Ingressar no IGOT

5 razões para escolher o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa  (IGOT):

  1. O IGOT é a única faculdade portuguesa especializada em Geografia e Planeamento do Território, com o mais conceituado centro de investigação científica de Geografia em Portugal;
  2. Integra a maior universidade de Portugal com todos os recursos disponíveis e intercâmbio de disciplinas entre escolas
  3. Taxas de empregabilidade acima dos 90%;
  4. Protocolos e projetos com as melhores Universidades do Mundo;
  5. Top 100 do Mundo e líder no espaço Ibero-Americano, segundo o ranking por áreas disciplinares

O IGOT é a única faculdade portuguesa especializada em Geografia e Planeamento do Território e dispõe de instalações e equipamentos especificamente pensados para o ensino e investigação em Geografia e Planeamento e Ordenamento do Território.

Esta é assumidamente uma Escola de Investigação que integra o mais conceituado centro de investigação científica de Geografia em Portugal, que tem sido avaliada sistematicamente por peritos internacionais com a classificação de Excelente.

A Universidade de Lisboa é a maior universidade portuguesa, sendo reconhecida internacionalmente, pelo que os cursos do IGOT têm taxas de empregabilidade a rondar os 90%, apresentando a licenciatura em Geografia uma empregabilidade acima da área de formação e da média nacional.

Na Universidade de Lisboa os alunos podem inscrever-se em disciplinas de opção em todas as escolas, sem qualquer custo adicional, pelo que o IGOT envia e recebe alunos do Instituto Superior Técnico, da Faculdade de Arquitetura, do Instituto Superior de Agronomia ou da Faculdade de Letras,  só para citar alguns exemplos. Os alunos do IGOT usufruem de inúmeros equipamentos culturais e desportivos, incluindo o Estádio Universitário e participam ativamente na vida da universidade.

Saiba mais sobre a Universidade de Lisboa em “Viver na Universidade de Lisboa“.

O ensino e a investigação de excelência proporcionam oportunidades de intercâmbio nacional e internacional, por exemplo, através do Programa Erasmus + e o IGOT e a Universidade de Lisboa dispõem de protocolos e desenvolvem projetos com as melhores Universidades do Mundo.

Pelas razões anteriores e por todo o trabalho desenvolvido, no Ranking Mundial por Áreas de Estudo (QS World University Rankings by Subject 2017 – Geography), a Geografia e o Planeamento do Território da Universidade de Lisboa foi classificada como a n.º 1 em Portugal.

O único ranking mundial que compara as universidades por 5 áreas e 46 sub-áreas de formação, atribui a posição 51 à Geografia e Planeamento da Universidade de Lisboa, a par com Universidades como as Universidades da Califórnia Santa Bárbara e Davis (Estados Unidos da América), a Universidade de Pequim (China), a Universidade de Kyoto (Japão) ou as Universidades de Cardiff e Birmingham (Reino Unido).

É ainda de salientar que o IGOT também passa a liderar no espaço Ibero-Americano, juntamente com a Universidade de São Paulo (Brasil), as Universidades de Barcelona e Autónoma de Barcelona (Espanha) e a Universidade Nacional Autónoma do México.