A Comissão de Coordenação do Programa Polar Português (PROPOLAR), com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT, I.P.), convida equipas de instituições de investigação nacionais a submeter candidaturas para apoio financeiro e/ou logístico a projetos de investigação polar em todas as áreas científicas a realizar entre fevereiro e setembro de 2021.

O PROPOLAR apoia propostas de investigação inovadoras e de elevado mérito em todas as áreas científicas, que contribuam para o avanço do conhecimento, e que demonstrem ter impacte potencial no sistema científico nacional e internacional ou para o desenvolvimento de novas tecnologias.

A conjuntura atual decorrente da COVID-19 trouxe impactos importantes para as campanhas enquadradas no PROPOLAR, e mais concretamente para a campanha Antártica 2020-21. Dado que existem atualmente fortes restrições para o acesso à região, e não sendo possível obter o apoio logístico necessário para a realização da campanha antártica portuguesa no Verão austral de 2021, decidiu a Comissão Coordenadora do PROPOLAR, após consultada a FCT, cancelar a convocatória de projetos para a campanha antártica PROPOLAR 2020-21, alinhando-se assim com outros programas antárticos nacionais. Assim, a Convocatória PROPOLAR 2020-21 será dirigida apenas Projetos de investigação no Ártico e Projetos de investigação laboratorial em instituições estrangeiras.

O período de apresentação de candidaturas decorre de 14 de setembro a 6 de outubro de 2020.

As candidaturas devem ser submetidas em inglês e em formulário próprio disponível na página da Internet do Programa Polar Português (http://www.propolar.org), a partir de 14 de Setembro de 2020. O Regulamento da Convocatória já pode ser consultado na página da Internet do PROPOLAR.

Mais informações sobre a convocatória em http://www.propolar.org/convocatoacuteria-a-projetos.html.

Dúvidas ou questões deverão ser colocadas através do contacto telefónico + 351 933 222 898.